Foi adicionado ao seu carrinho de compras.

Entendendo Upgrade de Software

Versão: Áudio

Cenário 1

Diversos são os cenários dos softwares implementados nas empresas internamente e também externamente como por exemplo no caso dos websites empresariais que em sua maior parte quase já não são todos programados e sim usados softwares específicos para cada nicho de mercado dos quais ao instalar, implementar tema, customizar o tema, customizar menus, fotos, vídeos, áudios e afins; temos o cenário de manter o mesmo software sempre atualizado e em constante evolução junto ao mercado; assim se faz a preventiva do mesmo para não vir a dar futuros erros em suas tarefas operacionais.

Um exemplo básico está na imagem abaixo da qual não importa o software usado e para qual especificação será feita, mas sim que o mesmo acompanhe a sua evolução na linha do tempo.

endentendo-upgrade-de-software-1

Dica 1

Fazer a manutenção preventiva e corretiva para o software da web no exemplo, sendo o seu website; temos que sempre manter as constantes atualizações dos devidos itens principais que o projeto fora feito como por exemplo:

O Software do WebSite

O Tema do Site

Os Módulos do Site

Os Componentes do Site

Os Plugins do Site

Quando isto não é feito o usuário / cliente para na linha do tempo e seu software de website já não está em conversação com o mercado atual, pois tudo muda muito rápido e constantemente.

Ter um técnico capaz de fazer o backup do seu banco de dados do software website + arquivos para a sua prevenção do conteúdo é primordial na linha do tempo para não ficar defasado.

Após fazer o backup o técnico já poderá atualizar os seguintes itens:

O Software do WebSite

O Tema do Site

Os Módulos do Site

Os Componentes do Site

Os Plugins do Site

Muitos clientes não fazem isto em seus websites e nem mesmo nos seus softwares dos departamentos internos; o que ocasiona os devidos problemas no uso dos seus recursos. Portanto manter um software atualizado com o mercado e fazer sempre a sua preventiva de backup e atualização é o mais correto a ser feito.

Caso o cliente não o faça, por exemplo: O mesmo tem o software XYZ da Versão: 1.2 – Data: 17/05/2015 e na linha do tempo já estamos na data de 18/05/2016 o que já extrapolou o tempo de backup do banco de dados + arquivos e as devidas atualizações de todos os itens mencionados acima; assim o cliente que não faz estas manutenções acaba sofrendo no tempo com o surgimento de BUGS = Problemas não corrigidos em seu WebSite e acaba sofrendo as consequências da má administração de tecnologia voltada para o seu negócio por simplesmente não saber administrar o seu departamento de tecnologia e ou não querer gastar mais com o software investido.

Cenário 2

As tarefas operacionais técnicas, muitas vezes requer um simples conhecimento de gestão das ações e decisões dos tomadores dos serviços e ou até dos prestadores auxiliando o cliente a como melhorar as suas demandas em relação a administração geral da sua empresa para cada cenário proposto, como também para os softwares diversos da empresa. Assim com base no esquema abaixo, temos como responder e entender o por que algumas pessoas fazem o correto e outras fazem o errado; entendendo também o por que algumas pessoas são bem sucedidas em suas negociações e palavras dadas e outras simplesmente não conseguem êxito devido ao não comprometimento das suas ações e palavras dadas em uma negociação de tomadas dos serviços.

endentendo-upgrade-de-software-2

Dica 2

Fique atento aos cenários que compõem cada tópico e tarefa e ou tarefas pertinentes a você como também ao seu funcionário e ou prestador dos serviços contratados; quando numa negociação tudo ocorre perfeitamente e ambos se entendem tomador e prestador de serviços saem felizes com a negociação feita.

É comum muitos prestadores de serviços no Brasil serem picaretas; assim como é comum muitos concorrentes se passarem até por clientes e ou até virem a quererem tomar seus serviços e simplesmente dar um jeito de não quitar as dívidas contraídas.

Todo cuidado é ótimo em uma negociação; e a melhor delas é o Ganha-Ganha.

Cenário 3

Neste cenário, mostramos o quadro interno de um upgrade de software em seus tópicos principais e ou seja, temos que saber passo a passo os itens específicos e se os mesmos se enquadram nos quesitos técnicos da pessoa responsável em executar tais tarefas.

endentendo-upgrade-de-software-3

Dica 3

Quem simplesmente abandona estes tópicos pertinentes na gestão dos softwares de sua empresa acaba dando tiro no próprio pé, pois não quer gastar com tecnologia de ponta e atualizada para ter corte de custos e em muitos casos estes mesmos fatores ocasionam diversos prejuízos internos dentre as tarefas dos colaboradores da empresa e também com relação ao gerente de website da mesma.

Existe trabalho feito e entregue e trabalho a ser feito mas que não foi feito e ficará acumulado e sendo procrastinado pela pessoa responsável pelo mesmo; é aí que entra um software chamado Gerenciador de Projetos onde tudo o que acontece com os projetos e tarefas em diversos cenários de uma empresa e até no ambiente de um website; o gerente de projeto tem uma visão 360º de tudo o que está acontecendo para a melhor tomada das decisões a serem realizadas.

Cenário 4

Neste cenário, mostramos o quadro interno de um upgrade de software QUE NÃO FOI FEITO em seus tópicos principais e ou seja, temos que saber passo a passo os itens específicos QUE NÃO FORAM FEITOS e se os mesmos se enquadram nos quesitos técnicos da pessoa responsável = PESSOA TÉCNICA QUALIFICADA PARA TAL FUNÇÃO em executar tais tarefas. Quando isto não é feito os diversos problemas dentro de uma empresa para com os colaboradores, gestores, presidentes e afins em relação ao uso do Software, começam a aparecer em seus dia a dia, e tudo gera um caos enorme.

Veja no quadro abaixo:

endentendo-upgrade-de-software-4

Dica 4

É dever do gerente de informática e ou prestador de serviços de tecnologia fazer a ponte entre o uso adequado dos softwares dentro de uma empresa; inclusive o software de website. Não devemos ficar omissos quanto a isto, pois sendo assim, seremos coniventes aos problemas ocasionados no qual faz parte do gerente de informática e ou até gerente de projetos os devidos ajustes finos, treinamentos e acompanhamento do pós treinamento aos usuários do software.

Isto é saber liderar e implementar uma ótima gestão de projeto de software dentro de uma empresa.

Deixar abandonado é o que não pode acontecer; e é o que ocorre em diversas empresas, surgindo diversos problemas e depois não sabem os devidos motivos para tais problemas de gestão.

comments

Carlos Ono

Sobre Carlos Ono

Pós-graduado em gestão empresarial, graduado em propaganda e marketing pela Universidade Paulista UNIP. Especialista em Informática com foco na manutenção corretiva, preventiva dos hardwares e softwares implementados nas empresas. Atualmente é Diretor de Projetos de Web, Informática e Marketing, Treinamento, Desenvolvimento e Implementação - Gestão no Onocomp Informática. http://lattes.cnpq.br/4389301259357689

Comentários

  1. Ronei Meireles disse:

    Bacana o artigo. Faz todo sentido a prevencao e busca de se manter atualizado

Assine Nossa Newsletter

Thanks for subscribing. Please check your email Please fill in all required fields