Entendendo Upgrade de Software

Versão: Áudio

Cenário 1

Diversos são os cenários dos softwares implementados nas empresas internamente e também externamente como por exemplo no caso dos websites empresariais que em sua maior parte quase já não são todos programados e sim usados softwares específicos para cada nicho de mercado dos quais ao instalar, implementar tema, customizar o tema, customizar menus, fotos, vídeos, áudios e afins; temos o cenário de manter o mesmo software sempre atualizado e em constante evolução junto ao mercado; assim se faz a preventiva do mesmo para não vir a dar futuros erros em suas tarefas operacionais.

Um exemplo básico está na imagem abaixo da qual não importa o software usado e para qual especificação será feita, mas sim que o mesmo acompanhe a sua evolução na linha do tempo.

endentendo-upgrade-de-software-1

Dica 1

Fazer a manutenção preventiva e corretiva para o software da web no exemplo, sendo o seu website; temos que sempre manter as constantes atualizações dos devidos itens principais que o projeto fora feito como por exemplo:

O Software do WebSite

O Tema do Site

Os Módulos do Site

Os Componentes do Site

Os Plugins do Site

Quando isto não é feito o usuário / cliente para na linha do tempo e seu software de website já não está em conversação com o mercado atual, pois tudo muda muito rápido e constantemente.

Ter um técnico capaz de fazer o backup do seu banco de dados do software website + arquivos para a sua prevenção do conteúdo é primordial na linha do tempo para não ficar defasado.

Após fazer o backup o técnico já poderá atualizar os seguintes itens:

O Software do WebSite

O Tema do Site

Os Módulos do Site

Os Componentes do Site

Os Plugins do Site

Muitos clientes não fazem isto em seus websites e nem mesmo nos seus softwares dos departamentos internos; o que ocasiona os devidos problemas no uso dos seus recursos. Portanto manter um software atualizado com o mercado e fazer sempre a sua preventiva de backup e atualização é o mais correto a ser feito.

Caso o cliente não o faça, por exemplo: O mesmo tem o software XYZ da Versão: 1.2 – Data: 17/05/2015 e na linha do tempo já estamos na data de 18/05/2016 o que já extrapolou o tempo de backup do banco de dados + arquivos e as devidas atualizações de todos os itens mencionados acima; assim o cliente que não faz estas manutenções acaba sofrendo no tempo com o surgimento de BUGS = Problemas não corrigidos em seu WebSite e acaba sofrendo as consequências da má administração de tecnologia voltada para o seu negócio por simplesmente não saber administrar o seu departamento de tecnologia e ou não querer gastar mais com o software investido.

Cenário 2

As tarefas operacionais técnicas, muitas vezes requer um simples conhecimento de gestão das ações e decisões dos tomadores dos serviços e ou até dos prestadores auxiliando o cliente a como melhorar as suas demandas em relação a administração geral da sua empresa para cada cenário proposto, como também para os softwares diversos da empresa. Assim com base no esquema abaixo, temos como responder e entender o por que algumas pessoas fazem o correto e outras fazem o errado; entendendo também o por que algumas pessoas são bem sucedidas em suas negociações e palavras dadas e outras simplesmente não conseguem êxito devido ao não comprometimento das suas ações e palavras dadas em uma negociação de tomadas dos serviços.

endentendo-upgrade-de-software-2

Dica 2

Fique atento aos cenários que compõem cada tópico e tarefa e ou tarefas pertinentes a você como também ao seu funcionário e ou prestador dos serviços contratados; quando numa negociação tudo ocorre perfeitamente e ambos se entendem tomador e prestador de serviços saem felizes com a negociação feita.

É comum muitos prestadores de serviços no Brasil serem picaretas; assim como é comum muitos concorrentes se passarem até por clientes e ou até virem a quererem tomar seus serviços e simplesmente dar um jeito de não quitar as dívidas contraídas.

Todo cuidado é ótimo em uma negociação; e a melhor delas é o Ganha-Ganha.

Cenário 3

Neste cenário, mostramos o quadro interno de um upgrade de software em seus tópicos principais e ou seja, temos que saber passo a passo os itens específicos e se os mesmos se enquadram nos quesitos técnicos da pessoa responsável em executar tais tarefas.

endentendo-upgrade-de-software-3

Dica 3

Quem simplesmente abandona estes tópicos pertinentes na gestão dos softwares de sua empresa acaba dando tiro no próprio pé, pois não quer gastar com tecnologia de ponta e atualizada para ter corte de custos e em muitos casos estes mesmos fatores ocasionam diversos prejuízos internos dentre as tarefas dos colaboradores da empresa e também com relação ao gerente de website da mesma.

Existe trabalho feito e entregue e trabalho a ser feito mas que não foi feito e ficará acumulado e sendo procrastinado pela pessoa responsável pelo mesmo; é aí que entra um software chamado Gerenciador de Projetos onde tudo o que acontece com os projetos e tarefas em diversos cenários de uma empresa e até no ambiente de um website; o gerente de projeto tem uma visão 360º de tudo o que está acontecendo para a melhor tomada das decisões a serem realizadas.

Cenário 4

Neste cenário, mostramos o quadro interno de um upgrade de software QUE NÃO FOI FEITO em seus tópicos principais e ou seja, temos que saber passo a passo os itens específicos QUE NÃO FORAM FEITOS e se os mesmos se enquadram nos quesitos técnicos da pessoa responsável = PESSOA TÉCNICA QUALIFICADA PARA TAL FUNÇÃO em executar tais tarefas. Quando isto não é feito os diversos problemas dentro de uma empresa para com os colaboradores, gestores, presidentes e afins em relação ao uso do Software, começam a aparecer em seus dia a dia, e tudo gera um caos enorme.

Veja no quadro abaixo:

endentendo-upgrade-de-software-4

Dica 4

É dever do gerente de informática e ou prestador de serviços de tecnologia fazer a ponte entre o uso adequado dos softwares dentro de uma empresa; inclusive o software de website. Não devemos ficar omissos quanto a isto, pois sendo assim, seremos coniventes aos problemas ocasionados no qual faz parte do gerente de informática e ou até gerente de projetos os devidos ajustes finos, treinamentos e acompanhamento do pós treinamento aos usuários do software.

Isto é saber liderar e implementar uma ótima gestão de projeto de software dentro de uma empresa.

Deixar abandonado é o que não pode acontecer; e é o que ocorre em diversas empresas, surgindo diversos problemas e depois não sabem os devidos motivos para tais problemas de gestão.

"Learning is the beginning of wealth. Learning is the beginning of health. Learning is the beginning of spirituality. Searching and learning is where the miracle process all begins." - Jim Rohn

comments