Foi adicionado ao seu carrinho de compras.

Por que não colocar música de fundo em website?

Por 26/04/2013Website

musica_siteNão coloque música de fundo em seu website. Se você quer um site com aparência profissional e que tenha um algum tráfego de usuários e os mantenha voltando, é uma ótima idéia evitar músicas na sua página. Apesar de haver raras excessões, que comentaremos a seguir, é importante levar em consideração as dicas abaixo.

Credibilidade

Um webdesigner iniciante sempre ocorrerá em alguns erros na construção de um website ? principalmente em seus primeiros trabalhos ? e um deles é colocar música de fundo. A não ser que esteja vendendo música ou serviços relacionados à musica, ter uma música de fundo o faz parecer pouco profissional, reduzindo a credibilidade da marca, e assim reduzindo rentençãoes (tempo de permanência) em cada página. Pense que as pessoas não entram em seu site para ouvir música. Provavelmente estão procurando por informação. Pense no Google, Yahoo, Submarino. Eles têm música em seus sites?

Tamanho dos Arquivos

Baixar a versão completa de uma música de 4 a 5 minutos como áudio de fundo de um site consome muitos recursos, tanto do servidor de hospedagem quanto de seus usuários. Por isso, se sua página for lenta para baixar, é muito provável que muitos visitantes não voltarão. Além disso, cada vez que o usuário clicar em um link, a música irá recomeçar, o que pode ser muito irritante.

Música em loop

Para solucionar a questão acima e reduzir o tamanho do arquivo da música, muitas pessoas reduzem o arquivo de áudio a fragmentos de 15 a 20 segundos, deixando que toquem no site em loop. Muitos usuários que pretendam ficar por alguns minutos, ou irão desligar a música ou sairão correndo antes de ficarem loucos.

Gosto musical

Nem todo mundo terá o mesmo gusto musical que você, por isso será uma pena espantar visitantes antes mesmo que vejam o conteúdo que você tem a oferecer.

 Música X Música

Hoje em dia, cada vez mais pessoas trabalham em computadores, e muitas vezes, ouvindo sua música preferida no CD, mp3, rádio ou pela internet. Imagine como seria irritante ter que tentar ouvir duas trilhas sonoras ao mesmo tempo. Claro que a opção mais fácil será sair do seu site.

Computadores públicos

Muitos visitantes irão entrar em seu site estando no trabalho ou outros lugares públicos com notebook. Por isso será um tanto constrangedor para eles se começar a tocar música que irá chamar a atenção de todos, inclusive do chefão. Com certeza estes visitantes não irão mais acessar seu site, já que estarão ocupados procurando um novo emprego.

Direitos autorais

Você tem os direitos de transmissão da música? Se não tem, é bom estar preparado, por que se você planeja que seu site tenha um bom número de visitantes, provavelmente chamará mais atenção e por isso será dificil não ter problemas de propriedade com o dono da trilha.

Compatibilidade de navegadores

Muitos usuários no Brasil ainda usam navegadores antigos, e por isso podem não ser compatíveis com todos os formatos de áudio.

ALGUMAS EXCEÇÕES

Apesas da lista ser longa para quando não usar música de fundo em sites, sempre existem exceções.

1.   Bandas e músicos: Muito boa oportunidade de mostrar seu trabalho.

2.   Eventos e estabelecimentos que trabalham com música em seu serviço: danceterias e pubs podem mostrar um pouco de como é o ambiente real, simulando no virtual.

3.   Sites pessoais: Mostrará um pouco de sua personalidade em seu site.

Se você ainda assim quiser uma trilha sonora, coloque controles deplay, stope volume para que o usuário possa desligar quando quiser.

Também é uma opção que a música começe desligada, deixando que o usuário decida se quer ligar a música ou não, com os controles do áudio montados no site.

Fonte: http://www.add-digital.com.br

comments

Ono Carlos

Sobre Ono Carlos

Pós-graduado em gestão empresarial, graduado em propaganda e marketing pela Universidade Paulista UNIP. Especialista em Informática com foco na manutenção corretiva, preventiva dos hardwares e softwares implementados nas empresas. Atualmente é Diretor de Projetos de Web, Informática e Marketing, Treinamento, Desenvolvimento e Implementação - Gestão no Onocomp Informática. http://lattes.cnpq.br/4389301259357689

Assine Nossa Newsletter

Thanks for subscribing. Please check your email Please fill in all required fields