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combinadoUm dia desses fui convidado para almoçar em um restaurante Japonês por um amigo onde funcionava rodízio por apenas R$ 29,90; bem achei ótima a oportunidade, porém vi a alta dose de stress dos garçons em um corre corre danado para atender à todos os clientes que faziam até fila para almoçarem no local.

Comentei com o amigo, poxa que logística doida e caótica, eles nos servem em pequenas porções bem pequenas mesmo que os fazem virem à todo momento nos trazerem comida e mais comida; enfim quem sofre são os garçons do local em uma logística operacional meio insana do dono do estabelecimento. Já não é neste local que vi acontecer isto; em um outro restaurante Japonês que fui com a minha família e parentes também vi acontecer a mesma logística operacional dos corres e das pequenas porções de comida vindas da cozinha.

Aí eu me pergunto, que vantagem o dono do restaurante leva? E que vantagem o consumidor final; você leva?

Em um restaurante tradicional Japonês no Japão e no Brasil, vejo as seguintes comparações:

Item = Operacional + Pratos + Bebidas Japão Brasil
Atendimento Seja Bem Vindo! Aconteceu? Parabéns ao Restaurante
Limpeza Toalha Morna = Limpar as Mãos Aconteceu? Parabéns ao Restaurante
Cardápio do Rodízio Bem Explicado Exatidão Jeitinho Brasileiro
Garçon vem à todo momento Sim deixando o cliente satisfeito Sim e ou Não = Param de lhe atender
Salmão Grelhado Tamanho Normal TN e ou Cubo Bem Pequeno
Porção de Sashimi / Salmão = Filé de Peixe Quantos pedaços x tamanhos? Quantos pedaços x tamanhos?
Porção de Sashimi / Atum = Filé de Peixe Quantos pedaços x tamanhos? Quantos pedaços x tamanhos?
Porção de Sashimi / Prego = Filé de Peixe Quantos pedaços x tamanhos? Quantos pedaços x tamanhos?
Shimeji = Cogumelos na Manteiga Qual o tamanho da porção? Qual o tamanho da porção?
Temaki = Cones de Arroz com Peixe Tamanho bem servido e alga crocante. Tamanho não bem servido e alga mole.

Enfim, estes são apenas alguns itens observados e no qual você caro leitor ao se defrontar com estes cenários pense bem toda a logística operacional do restaurante que foi comer um bom prato típico japonês.

Se você saiu do restaurante satisfeito, parabéns para o estabelecimento.

Se você saiu do restaurante insatisfeito, nota zero para o estabelecimento; afinal no brasil onde estes donos de restaurantes japoneses fazem ao modo brasileiro o atendimento no levar vantagem em tudo; acabam fazendo os garçons trabalharem mais em entregarem mais e mais pratos; fazem os clientes cansarem de pedir pratos e mais pratos repetidos se desgastando e em muitas vezes se frustrando com o atendimento; fazem os clientes chamarem o garçon à toda hora, visto que teria que ser ao contrário, o garçon que teria que vir até o cliente em todos os momentos.

Vejo que estes restaurantes meia boca, sinalizam você como um sinal de transito para os garçons, verde = pode servir / amarelo = sinta o cliente / vermelho = pare de atender este cliente, ele está dando prejuízo; retire os pratos e nem olhe para o cliente para que ele não de tempo de pedir mais itens; se ele te fisgar pedindo, atrase os pratos pedidos em um tempo bem maior do que o normal, finja que ele não existe.

Enfim, diversos são os restaurantes Japoneses aqui no Brasil; é lógico que não podemos ter prejuízo em relação a comida que o cliente pede e não come; porém não é servindo em uma logística mal elaborada que o estabelecimento irá ganhar o cliente.

Já vi em dois restaurantes brasileiros onde os garçons no rodízio completo tiram de você o cardápio para não ficar pedindo mais itens diferentes do normal, ao que você tem direito para conhecer o item prato e ou a especiaria a apreciar; logo no Japão já vi a prática da honestidade em até deixar o cardápio exposto na própria mesa, onde o cliente apenas olha e pede.

Dizem que o barato sai caro e isto serve para ambos os cenários, tanto da parte do cliente = consumidor quanto da parte do estabelecimento = gerente / dono do local.

Pense bem em apreciar uma boa comida japonesa quando estes pormenores acontecem; afinal é melhor pagar mais caro e ser bem atendido e comer bem do que pagar barato e ficar esperando e perdendo a paciência para que a comida chegue até você e quando chega não é o que você esperava e ou seja, você esta morrendo de fome e comeu a pequenina porção de um salmão grelhado no qual terá que pedir novamente.

Vamos entender um pouco; Entradas:

Sunomono = Salada de pepino, cenoura e gergelim.

Saint Peter = Sashimis de tilápia com molho especial, pimenta vermelha e cebola roxa.

Missoshiro = Sopa de soja, cebolinha e tofú.

Temaki = Enrolado com alga marinha e arroz em forma de cone, com recheios diversos.

Guioza = Pastel de carne bovina e legumes fritos ou no vapor.

Harumaki = Rolinho primavera e ou Pastel de legumes ou queijo frito.

Salmão Grelhado = Filé de salmão grelhado na chapa com legumes.

Yakissoba de Legumes = Macarrão e legumes.

Shimeji = Cogumelos orientais refogados na manteiga.

Veja mais em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Culin%C3%A1ria_do_Jap%C3%A3o

http://www.restaurantesjaponeses.com.br/restaurantes/sp/sao-paulo

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Ono Carlos

Sobre Ono Carlos

Pós-graduado em gestão empresarial, graduado em propaganda e marketing pela Universidade Paulista UNIP. Especialista em Informática com foco na manutenção corretiva, preventiva dos hardwares e softwares implementados nas empresas. Atualmente é Diretor de Projetos de Web, Informática e Marketing, Treinamento, Desenvolvimento e Implementação - Gestão no Onocomp Informática. http://lattes.cnpq.br/4389301259357689

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