Ótimo Cliente Cliente Vaca Leiteira

É comum no meio empresarial dizerem que um cliente mal atendido passa para mais 7 pessoas o péssimo atendimento que assim você o fez; então trate bem seus clientes pois eles são seus patrões; independente do problema de cada cliente, um cliente bem atendido passa para mais outras pessoas o seu ótimo atendimento e sempre tu terás indicações perpetuas de outros clientes. Ainda mais quando o seu cliente é um ótimo cliente; cumpre o que se comprometeu a fazer e faz.

Um ótimo cliente consegue resolver os problemas da empresa do mesmo quando os seus serviços são prestados com minúcias e ajustes finos do projeto e o mesmo é responsável no que recebe de suas orientações e executa as tarefas item a item não gerando problemas para com você prestador de serviços.

Um ótimo cliente gasta a verba destinada para com o que fora combinado para o bem estar da empresa do mesmo e assim sabe fazer uma ótima gestão dos seus planos de contas e centros de custos.

Um ótimo cliente sabe ouvir para com o âmbito profissional e separa as criticas pessoais, elevando o seu alto padrão pessoal e executando soluções diversas para com a sua empresa e não ao contrário ouvir lados negativos da sua empresa e ainda por cima ficar ofendido pessoalmente e brigar com o prestador de serviços; isto é muito comum ainda quando um cliente lhe pede um determinado serviço = objetivo a ser cumprido e no meio do caminho enche linguiça colocando diversos outros objetivos não tratados no acordo comercial e mesmo que você o auxilie nunca estará bom para o mesmo; porém quando se trata de um ótimo cliente ele sabe entender tudo isto e separar os cenários do que fora solicitado e do que lhe cabe a fazer e ponto final.

No decorrer de minha carreira tive contatos com ótimos clientes que viraram até amigos e cresceram muito com minhas soluções para com os mesmos dos quais me fizeram crescer junto. Isto é bom, pois ótimos clientes são raros mas existem e eles tem uma gestão empresarial eficaz, tecnológica, financeira, operacional e demais outras ilimitadas e surpreendentes.

Ótimos clientes sempre pagam em dia e quando assim não fazem dão feedback dos motivos pelos quais irão atrasar os pagamentos sem que assim prejudique a agenda para com o seu departamento financeiro.

Ótimos clientes sempre estão dispostos a aprender a aprender e aprender a desaprender, eles adora aprendizados constantes e sempre estão bem humorados e dispostos a colaborar.

Já tive diversos tipos de clientes e cada um com um comportamento em relação ao mercado.

Os melhores clientes são aqueles que dão feedback e passam seus cenários para com os meus serviços.

Ótimos clientes não poupam gastos quando o objetivo é melhorar a própria empresa.

Clientes que aceitam o projeto, assinam o contrato, recebem o serviço prestado e em geral até mais do que fora acordado e multiplicam seus ganhos, me deixa muito feliz pois percebo que meus diversos esforços nos diversos estudos da gestão empresarial e do comportamento humano me faz sempre lapidar a pedra e auxiliar os clientes em seus objetivos, para que o mercado faça com que eles cresçam rapidamente.

Ótimo cliente também é aquele que é orientado que o projeto para com a sua empresa depende do orçamento do mesmo, do tempo do mesmo, profissional e pessoal; o mesmo tem que fazer conforme acordado para que lá na frente não venha a ter problemas. Porém o ótimo cliente é aquele que tem palavra dita e acordada com o que se falou por escrito; Ele sempre cumpre os objetivos do projeto. Já tive muitos exemplos disto em projetos diversos, alguns deles foram para a criação de websites. https://www.onocomp.com.br/orcamento-site/  o cliente solicita um projeto e  tem tempo para o seu projeto de site. Ele envia os textos conforme combinado; ele envia as fotos conforme combinado; ele gasta com módulos de segurança e backup conforme orientado e depois de um tempo seu site começa a ficar sempre em dia e não fica dando brechas para ser atacado pelo mercado; o ótimo cliente não põe a culpa no prestador que fez um bom serviço do qual o mesmo orientou diversas vezes ele recebe os treinamentos vê o vídeos, lê os manuais, tira as dúvidas e faz sempre a sua atividade operacional em dia para com seu site.

O prestador de serviços irá trabalhar conforme o que fora acordado; ele em nenhum momento é funcionário do cliente e nem é obrigado a fazer o que não fora combinado e ou seja, ficar trabalhando e atualizando sites e sistemas de softwares do qual não há nenhum pagamento mensal para com o mesmo. E isto o ótimo cliente reconhece e assim paga o prestador se ele não for dar conta de exercer tais atividades.

Clientes vaca leiteiras geralmente querem contratos e em geral sugerem pagar à vista e ou 50% antes e 50% depois da entrega dos serviços e ou no cartão de crédito.

E quando você monta todo um projeto e grava diversos vídeos de treinamentos para o mesmo estudar e tirar dúvidas e o cliente faz as suas lições de casa? Você prestador e ou até professor já está meio que acostumado com isto. O cliente faz a lição de casa e não quer empurrar o pepino das ações erradas para você, ele assume as próprias tarefas que lhe foram cabidas. É como se fosse aqueles ótimos alunos e ou nerds que só tiravam notas altas nas provas e ainda ajudavam os demais alunos em suas tarefas e ou provas.

Cliente é cliente, mas e o cliente vaca leiteira é cliente? Claro que é cliente e um ótimo cliente; temos que mimar estes clientes, eles são os ótimos clientes e nos trazem mais serviços e mais clientes como ele.

Quando você prestador e ou professor for fazer um treinamento ao vivo e ou por vídeos gravados, veja se o cliente possui os requisitos mínimos dos devidos entendimentos para com o mesmo.

Em geral o ótimo cliente é uma pessoa comprometida; não fica sugerindo sempre que o problema é seu; faz a sua lição de casa; não compromete outras pessoas que nada tiveram a ver com o acordado na negociação sua com ele.

Às vezes é estranho entender a cabeça dos clientes; mas enfim cliente é cliente e até ótimo cliente.

Um ótimo cliente não fica calado em não poder pagar as faturas; ele lhe passa um feedback antecipadamente.

Um ótimo cliente sempre é recomendado por prestadores de serviços dos quais em seus nichos de negócios também querem atender em suas necessidades estes clientes e ou seja, um dentista, um advogado, um professor cada um atende seu cliente recomendado e adora isto.

Toda ação há uma reação contrária e em direção oposta com a mesma intensidade; surpreenda sempre seus ótimos clientes e eles irão aumentar seus próprios faturamentos e ainda você cresce junto com o mesmo.

Tenho muitos clientes em relação a uma análise SWOT como interrogações, estrelas, vaca leiteiras e verdadeiros abacaxis e isto ninguém está isento de obter. Mas tudo há um aprendizado constante.

Faça sempre uma pesquisa de satisfação https://www.onocomp.com.br/pesquisa-de-“satisfacao-dos-nossos-servicos/ dos seus serviços com todos os clientes e ex-clientes, só assim você irá saber com outros olhos o que se passa na cabeça dos seus atuais clientes e dos ex-clientes e também melhorar as suas prestações de serviços.

Oriente o seu cliente vaca leiteira a receber dos seus clientes se os serviços que este seu cliente presta é bom e ou não e saber lidar com as objeções e reclamações https://www.onocomp.com.br/pesquisa-de-satisfacao-do-nosso-site/ neste link vejo como melhorar sempre o meu site e faço o mesmo nos dos clientes. Assim tudo e todos são auditados e melhorados constantemente. Às vezes quem ataca o meu cliente pode ser meu concorrente e ou até desafeto do meu cliente; enfim cuidado com os concorrentes dos seus clientes; em raros casos eles se tornam seus desafetos também.

É Ótimo ter ótimos clientes, por isto que somos todos plurais e o mercado está aí para nos superarmos a cada dia em aprendizados constantes e filtrar os ótimos clientes dos péssimos clientes; é como se fossemos fazer uma segmentação em uma sala de aula dos ótimos alunos e dos péssimos alunos e depois ver como eles atuam fora da sala de aula ou seja, no mercado de trabalho.

Por: Carlos Ono

Fundador: Onocomp Informática

 

"The one thing that you have that nobody else has is you. Your voice, your mind, your story, your vision. So write and draw and build and play and dance and live as only you can." - Neil Gaiman

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