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Ótimo Cliente Cliente Vaca Leiteira

É comum no meio empresarial dizerem que um cliente mal atendido passa para mais 7 pessoas o péssimo atendimento que assim você o fez; então trate bem seus clientes pois eles são seus patrões; independente do problema de cada cliente, um cliente bem atendido passa para mais outras pessoas o seu ótimo atendimento e sempre tu terás indicações perpetuas de outros clientes. Ainda mais quando o seu cliente é um ótimo cliente; cumpre o que se comprometeu a fazer e faz.

Um ótimo cliente consegue resolver os problemas da empresa do mesmo quando os seus serviços são prestados com minúcias e ajustes finos do projeto e o mesmo é responsável no que recebe de suas orientações e executa as tarefas item a item não gerando problemas para com você prestador de serviços.

Um ótimo cliente gasta a verba destinada para com o que fora combinado para o bem estar da empresa do mesmo e assim sabe fazer uma ótima gestão dos seus planos de contas e centros de custos.

Um ótimo cliente sabe ouvir para com o âmbito profissional e separa as criticas pessoais, elevando o seu alto padrão pessoal e executando soluções diversas para com a sua empresa e não ao contrário ouvir lados negativos da sua empresa e ainda por cima ficar ofendido pessoalmente e brigar com o prestador de serviços; isto é muito comum ainda quando um cliente lhe pede um determinado serviço = objetivo a ser cumprido e no meio do caminho enche linguiça colocando diversos outros objetivos não tratados no acordo comercial e mesmo que você o auxilie nunca estará bom para o mesmo; porém quando se trata de um ótimo cliente ele sabe entender tudo isto e separar os cenários do que fora solicitado e do que lhe cabe a fazer e ponto final.

No decorrer de minha carreira tive contatos com ótimos clientes que viraram até amigos e cresceram muito com minhas soluções para com os mesmos dos quais me fizeram crescer junto. Isto é bom, pois ótimos clientes são raros mas existem e eles tem uma gestão empresarial eficaz, tecnológica, financeira, operacional e demais outras ilimitadas e surpreendentes.

Ótimos clientes sempre pagam em dia e quando assim não fazem dão feedback dos motivos pelos quais irão atrasar os pagamentos sem que assim prejudique a agenda para com o seu departamento financeiro.

Ótimos clientes sempre estão dispostos a aprender a aprender e aprender a desaprender, eles adora aprendizados constantes e sempre estão bem humorados e dispostos a colaborar.

Já tive diversos tipos de clientes e cada um com um comportamento em relação ao mercado.

Os melhores clientes são aqueles que dão feedback e passam seus cenários para com os meus serviços.

Ótimos clientes não poupam gastos quando o objetivo é melhorar a própria empresa.

Clientes que aceitam o projeto, assinam o contrato, recebem o serviço prestado e em geral até mais do que fora acordado e multiplicam seus ganhos, me deixa muito feliz pois percebo que meus diversos esforços nos diversos estudos da gestão empresarial e do comportamento humano me faz sempre lapidar a pedra e auxiliar os clientes em seus objetivos, para que o mercado faça com que eles cresçam rapidamente.

Ótimo cliente também é aquele que é orientado que o projeto para com a sua empresa depende do orçamento do mesmo, do tempo do mesmo, profissional e pessoal; o mesmo tem que fazer conforme acordado para que lá na frente não venha a ter problemas. Porém o ótimo cliente é aquele que tem palavra dita e acordada com o que se falou por escrito; Ele sempre cumpre os objetivos do projeto. Já tive muitos exemplos disto em projetos diversos, alguns deles foram para a criação de websites. http://www.onocomp.com.br/orcamento-site/  o cliente solicita um projeto e  tem tempo para o seu projeto de site. Ele envia os textos conforme combinado; ele envia as fotos conforme combinado; ele gasta com módulos de segurança e backup conforme orientado e depois de um tempo seu site começa a ficar sempre em dia e não fica dando brechas para ser atacado pelo mercado; o ótimo cliente não põe a culpa no prestador que fez um bom serviço do qual o mesmo orientou diversas vezes ele recebe os treinamentos vê o vídeos, lê os manuais, tira as dúvidas e faz sempre a sua atividade operacional em dia para com seu site.

O prestador de serviços irá trabalhar conforme o que fora acordado; ele em nenhum momento é funcionário do cliente e nem é obrigado a fazer o que não fora combinado e ou seja, ficar trabalhando e atualizando sites e sistemas de softwares do qual não há nenhum pagamento mensal para com o mesmo. E isto o ótimo cliente reconhece e assim paga o prestador se ele não for dar conta de exercer tais atividades.

Clientes vaca leiteiras geralmente querem contratos e em geral sugerem pagar à vista e ou 50% antes e 50% depois da entrega dos serviços e ou no cartão de crédito.

E quando você monta todo um projeto e grava diversos vídeos de treinamentos para o mesmo estudar e tirar dúvidas e o cliente faz as suas lições de casa? Você prestador e ou até professor já está meio que acostumado com isto. O cliente faz a lição de casa e não quer empurrar o pepino das ações erradas para você, ele assume as próprias tarefas que lhe foram cabidas. É como se fosse aqueles ótimos alunos e ou nerds que só tiravam notas altas nas provas e ainda ajudavam os demais alunos em suas tarefas e ou provas.

Cliente é cliente, mas e o cliente vaca leiteira é cliente? Claro que é cliente e um ótimo cliente; temos que mimar estes clientes, eles são os ótimos clientes e nos trazem mais serviços e mais clientes como ele.

Quando você prestador e ou professor for fazer um treinamento ao vivo e ou por vídeos gravados, veja se o cliente possui os requisitos mínimos dos devidos entendimentos para com o mesmo.

Em geral o ótimo cliente é uma pessoa comprometida; não fica sugerindo sempre que o problema é seu; faz a sua lição de casa; não compromete outras pessoas que nada tiveram a ver com o acordado na negociação sua com ele.

Às vezes é estranho entender a cabeça dos clientes; mas enfim cliente é cliente e até ótimo cliente.

Um ótimo cliente não fica calado em não poder pagar as faturas; ele lhe passa um feedback antecipadamente.

Um ótimo cliente sempre é recomendado por prestadores de serviços dos quais em seus nichos de negócios também querem atender em suas necessidades estes clientes e ou seja, um dentista, um advogado, um professor cada um atende seu cliente recomendado e adora isto.

Toda ação há uma reação contrária e em direção oposta com a mesma intensidade; surpreenda sempre seus ótimos clientes e eles irão aumentar seus próprios faturamentos e ainda você cresce junto com o mesmo.

Tenho muitos clientes em relação a uma análise SWOT como interrogações, estrelas, vaca leiteiras e verdadeiros abacaxis e isto ninguém está isento de obter. Mas tudo há um aprendizado constante.

Faça sempre uma pesquisa de satisfação http://www.onocomp.com.br/pesquisa-de-“satisfacao-dos-nossos-servicos/ dos seus serviços com todos os clientes e ex-clientes, só assim você irá saber com outros olhos o que se passa na cabeça dos seus atuais clientes e dos ex-clientes e também melhorar as suas prestações de serviços.

Oriente o seu cliente vaca leiteira a receber dos seus clientes se os serviços que este seu cliente presta é bom e ou não e saber lidar com as objeções e reclamações http://www.onocomp.com.br/pesquisa-de-satisfacao-do-nosso-site/ neste link vejo como melhorar sempre o meu site e faço o mesmo nos dos clientes. Assim tudo e todos são auditados e melhorados constantemente. Às vezes quem ataca o meu cliente pode ser meu concorrente e ou até desafeto do meu cliente; enfim cuidado com os concorrentes dos seus clientes; em raros casos eles se tornam seus desafetos também.

É Ótimo ter ótimos clientes, por isto que somos todos plurais e o mercado está aí para nos superarmos a cada dia em aprendizados constantes e filtrar os ótimos clientes dos péssimos clientes; é como se fossemos fazer uma segmentação em uma sala de aula dos ótimos alunos e dos péssimos alunos e depois ver como eles atuam fora da sala de aula ou seja, no mercado de trabalho.

Por: Carlos Ono

Fundador: Onocomp Informática

 

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Carlos Ono

Sobre Carlos Ono

Pós-graduado em gestão empresarial, graduado em propaganda e marketing pela Universidade Paulista UNIP. Especialista em Informática com foco na manutenção corretiva, preventiva dos hardwares e softwares implementados nas empresas. Atualmente é Diretor de Projetos de Web, Informática e Marketing, Treinamento, Desenvolvimento e Implementação - Gestão no Onocomp Informática. http://lattes.cnpq.br/4389301259357689

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