0
Foi adicionado ao seu carrinho de compras.

A Hora da Conta em Bares

Por 03/11/2015Negócios

cervejanaodabarrigaÉ comum a galera dos meios aos quais frequentamos seja no trabalho, academia, escola e ou afins o pessoal se reunir para festejar, beber, comer e se divertir; Simples Assim. O fato é saber dentre estas pessoas, quem tem educação financeira e quem não tem para saber até onde gastar e até onde PARAR de gastar; daí entram também os cenários das pessoas novas na festa e perguntando como funciona a logística das contas? Pensando nisto, resolvi escrever este artigo, pois é algo bem pertinente do qual poucos falam.

Em quais cenários você se encontra nestes eventos, baseando-se neste artigo?

Cenário 1

Todos consomem o que querem em uma única comanda e ou seja, todos bebem e comem o que querem, a conta total é dividida e todos pagam suas devidas partes.

Cenário 2

Todos consomem o que querem em suas devidas comandas e ou seja, todos bebem e comem em seu próprio centro de custo o que querem em suas comandas, e cada um paga a sua conta.

Cenário 3

Todos consomem as cervejas em uma única comanda, e ou seja, todos bebem dividindo a comanda da cerveja pelo total de produtos (cervejas) consumidas e pagam em comandas separadas o que irão comer.

Cenário 4

Há um aviso antecipado e ou posterior de quais pessoas não irão participar da conta por serem esposas, maridos, namoradas, namorados, amiga, amigo, pessoa que deve uma grana para alguém do meio e por isto irá pagar a conta dela desta vez, pessoa que não tem verba para pagar a conta no dia e a outra irá quitar; todos consomem o que querem em uma única comanda e ou seja, todos bebem e comem o que querem; a conta total é dividida e todos pagam suas devidas partes.

Cenário 5

Há um aviso antecipado e ou posterior de quais pessoas não irão participar da conta por serem esposas, maridos, namoradas, namorados, amiga, amigo, pessoa que deve uma grana para alguém do meio e por isto irá pagar a conta dela desta vez, pessoa que não tem verba para pagar a conta no dia e a outra irá quitar; todos bebem e comem em seu próprio centro de custo o que querem em suas comandas, e cada um paga a sua conta conforme orientações recebidas das pessoas envolvidas e do próprio bar avisado.

Cenário 6

Todos consomem as cervejas e os espetos em uma única comanda, e ou seja, todos bebem e comem dividindo a comanda da cerveja e dos espetos pelo total de produtos consumidos; a conta total é dividida e todos pagam suas devidas partes.

Cenário 7

Todos consomem as cervejas e os espetos em uma única comanda, e ou seja, todos bebem e comem dividindo a comanda da cerveja e dos espetos pelo total de produtos consumidos; as bebidas e comidas à parte serão anotadas em comandas individuais para serem pagas em seu próprio centro de custo; a conta total dos quesitos, cerveja e espetos é dividida e todos pagam suas devidas partes no fim do evento.

Cenário 8

Todos consomem as cervejas, espetos e porções em uma única comanda, e ou seja, todos bebem e comem dividindo a comanda da cerveja, espetos e porções pelo total de produtos consumidos; as bebidas e comidas à parte serão anotadas em comandas individuais para serem pagas em seu próprio centro de custo; a conta total dos quesitos, cerveja, espetos e porções é dividida e todos pagam suas devidas partes no fim do evento.

Dica 1

Apresente os cenários para as pessoas envolvidas para que todas elas estejam cientes das suas devidas ações individuais dos gastos; afinal uns concordam e outros não; afim de evitar conflitos em um ótimo evento para ambas as partes, faça isto.

Dica 2

A escolha do cenário perfeito onde todos concordem na linha do tempo com os itens abordados, gera um final de evento com Cervejas, Sucos, Diversão, Livros, Papos de Academias, Papos de Trabalhos, Papos de Escolas e afins além das devidas contas pagas, sem brigas e ou reclamações.

Cenário 9

Todos consomem o que querem em uma única comanda e ou seja, todos bebem e comem o que querem, a conta total é dividida e todos pagam suas devidas partes. Caso você tenha que sair em antecipado do evento e da linha do tempo dos gastos, avise a galera e chame o garçom para saber até o momento quanto foi gasto até agora, para que você pague a sua parte.

Cenário 10

Todos consomem as cervejas, espetos e porções em uma única comanda, e ou seja, todos bebem e comem dividindo a comanda da cerveja, espetos e porções pelo total de produtos consumidos; Caso você tenha que sair em antecipado do evento e da linha do tempo dos gastos, avise a galera e chame o garçom para saber até o momento quanto foi gasto até agora, na comanda das cervejas, espetos e porções para que você pague a sua parte. As bebidas e comidas à parte “fora dos itens onde todos pagam” serão anotadas em comandas individuais para serem pagas em seu próprio centro de custo; portanto você paga a sua e a do rateio geral dos itens combinados, a conta total dos quesitos, cerveja, espetos e porções é dividida e todos pagam suas devidas partes no fim do evento e ou conforme mencionado, vão saindo do evento.

Cenário 11

Todos combinam o que será feito comanda para rateio geral dos principais itens consumidos, exemplo: cervejas, espetos, porções e o que mais quiserem em uma única comanda, e ou seja, todos bebem e comem dividindo a comanda da cerveja, espetos, porções e o que mais combinarem pelo total de produtos consumidos; Caso você tenha que sair em antecipado do evento e da linha do tempo dos gastos, avise a galera e chame o garçom para saber até o momento quanto foi gasto até agora, na comanda das cervejas, espetos e porções para que você pague a sua parte. As bebidas e comidas à parte “fora dos itens ondde todos pagam” serão anotadas em comandas individuais para serem pagas em seu próprio centro de custo; portanto você paga a sua e a do rateio geral dos itens combinados, a conta total dos quesitos, cerveja, espetos e porções é dividida e todos pagam suas devidas partes no fim do evento e ou conforme mencionado, vão saindo do evento.

Dica 3

Façam seus cenários para o que mais se modelam à todos.

Dica 4

Fazer uma gentileza de pagar a conta para alguém também é bom. Só não pode se tornar vício.

Cenário 12

Dividir seus lanches, sucos, espetos e afins também é bom. Uhaaaaaaaaaaa.

Cenário 13

Fazer os devidos pedido dos itens quando todos estão de acordo. E quando não, faça apenas o seu e consuma.

Cenário 14

Não está errado fazer cenários e ou falar dos cenários; não se sinta incomodado em fazer partes dos cenários; só faça parte das soluções e não dos problemas. Pessoas evoluídas entenderam isto perfeitamente. Pessoas não evoluídas entenderam como uma afronta as suas manias de gastar em demasiado e afins.

Cenários 15

Uhaaaaaaaaaaa!!!

Enfim, os diversos cenários são modelados pelos que promovem os eventos, afim de que todos estejam cientes das situações e para que não haja constrangimentos por partes das pessoas envolvidas no mesmo.

Cada um tem um cenário de vida e experiência em relação ao QUESITO gastos no Bar e Lidar com PESSOAS.

Cada um sabe controlar e descontrolar os três G´s, O Quanto Ganhar, O Quanto Gasta e o Quanto Guarda e ninguém é obrigado a gastar igual a um gastão e ou a pagar a conta do mesmo; Ninguém também é obrigado a gastar na mesma proporção da pessoa que está com melhores situações financeiras que você; Ninguém é obrigado a lhe acompanhar nos gastos só porque você está em melhores situações financeiras; Ninguém é obrigado a participar do rateio das contas gerais principais = Cervejas, Espetos, Porções e ou seja, pode-se tomar um suco, comer um lanche e até consumir em individual os itens que a galera faz nos rateios. Ninguém precisa entrar no mesmo centro de custas independente de estar bem e ou não com grana em mãos; as vezes a pessoa não quer mais beber e comer em demasia.

O que vejo na maioria dos casos é que nas comandas individuais a galera não vê bem quem assim o faz com bons olhos, porque não participa dos principais itens.

O que vejo na maioria dos casos é que os que não bebem são induzidos a pagarem no rateio as contas dos que bebem.

Já vi acontecer em viagens com galeras que bebem, os cenários de altas brigas quando todos bebem aos montes e se divertem aos montes mas na hora da conta sai uma briga danada.

Não há uma regra geral, cada pessoa age de acordo com a sua educação financeira e normas de conduta comportamental de sua Persona.

O que se sabe é que quando não se orienta nestes quesitos, há uma hipótese verídica e ou não de ser de saírem pessoas insatisfeitas do evento.

Perguntar como funciona a logística dos cenários não ofende ninguém; só as pessoas que curtem o fato de outras pagarem as suas bebidas quando as mesmas não são de beber.

Outras pessoas justificam que não podem gastar muito devido aos seus atuais cenários; exemplo: comprei produto xyz e estou pagando as parcelas galera.

Pilotos de avião e comissários de bordo que ganham bem e que adoram beber e rachar a conta, muitas vezes com que não é de beber tipo aeromoças e afins. Mas isto não é regra; são apenas cenários recebidos ao longo do tempo.

Pessoas que querem comer bem pedindo pratos caríssimos onde o todos irão rachar a conta do prato dela; já vi e vivenciei cenários onde as pessoas pediram seus jantares com os valores diversos sem se conversarem e as que mais gastaram ainda saem reclamando e ou não dependendo da ótica de quem pagou a conta. Exemplo: Todos racham a conta; a pessoa que não se manca (sem noção) pede um prato de R$ 85,00 reais aonde todos pedem R$ 25,00. Nasce o SubCenário = Todos racharam a conta e pagaram; a pessoa ficou quieta e na dela. / Todos pagaram suas contas individuais; a pessoa saiu reclamando disto.

Saber lidar com pessoas idôneas X picaretas é uma virtude; ainda mais no Brasil onde o levar vantagem encima de outros parece ser corriqueiro; enfim, mas isto é um outro artigo a ser elaborado.

Autor: Carlos Andrade Ono

comments

Carlos Ono

Sobre Carlos Ono

Pós-graduado em gestão empresarial, graduado em propaganda e marketing pela Universidade Paulista UNIP. Especialista em Informática com foco na manutenção corretiva, preventiva dos hardwares e softwares implementados nas empresas. Atualmente é Diretor de Projetos de Web, Informática e Marketing, Treinamento, Desenvolvimento e Implementação - Gestão no Onocomp Informática. http://lattes.cnpq.br/4389301259357689

Assine Nossa Newsletter

Thanks for subscribing. Please check your email Please fill in all required fields